Inicial > Geral > QUATRO LIÇÕES QUE APRENDO COM O EXTRAORDINÁRIO AUGGIE PULLMAN

QUATRO LIÇÕES QUE APRENDO COM O EXTRAORDINÁRIO AUGGIE PULLMAN

O filme “Extraordinário” conta a experiência do garoto Auggie Pullman (Jacob Tremblay), portador de uma deformação facial, ao frequentar uma escola regular. Ao assistir o filme, me emocionei com várias situações que o garoto Pullman passou e resolvi deixar 4 lições que podem servir para o concurseiro.

1. AS ADVERSIDADES NÃO IMPEDEM DE VIVERMOS A EXPERIÊNCIA. Se formos observar as razoes pelas quais Auggie não deveria frequentar o colégio, certamente ele teria muitas. Seja porque enfrentaria um grande preconceito, seja porque ele já tinha as aulas em casa, ou até mesmo, se isso atrapalharia a sua “paz”. Na vida do concurseiro as coisas funcionam assim. Temos muitas adversidades, muitos obstáculos que até “justificariam, explicariam” os motivos para não vivermos a experiência do concurso. Porém, é necessário entender que a vida de concurso é antes de tudo, uma experiência que, com seus sacrifícios, suas renúncias, nos aperfeiçoam como seres humanos. Não deixe que a falta de dinheiro, a necessidade por resultados mais breves impeçam você de viver a experiência da preparação para concursos.

2. SER PERSISTENTE. A decisão de viver a experiência não é tudo. É indispensável ser obstinado. Às vezes, este adjetivo possui a conotação de inflexibilidade, mas há uma grandeza nele também. Dentre os concurseiros que decidem trilhar o caminho da aprovação e aqueles que persistem no propósito há um “grande funil”. Nessa situação, apenas os persistentes vencem. O menino Pullman compreendeu que o fato de ser diferente, de sofrer o preconceito que muitas vezes o entristeceu, não poderia deixar fazê-lo desistir.

3. ESTEJA DISPOSTO A ENSINAR OS COLEGAS. Uma das cenas mais lindas e emocionantes do filme ocorreu quando Pullman se oferece para ensinar Jack Will (Noah Jupe) nas disciplinas em que este tinha dificuldade. Na vida de concursos, ganhamos muitos colegas, amigos. Por fazermos partes de uma concorrência, achamos que não podemos compartilhar o conhecimento, pois “estamos em m jogo” e somos adversários. Ledo engano! Já ouvi em algum momento que “quem ensina aprende duas vezes”. Isso aconteceu muito quando eu era concurseiro. Os amigos chegavam me perguntando sobre determinado assunto, eu não pensava em duas vezes em ensinar o que sabia. Isso me fazia aprender, organizar o conteúdo, produzir matas didáticos em minha mente e me preparava melhor para as provas. Depois, percebi que isso me ajudou tanto, pois eu, sem perceber, já estava me preparando para as provas orais. Eu agradeço aos amigos concurseiros que perguntavam, tiravam suas dúvidas enquanto buscávamos a tão sonhada aprovação.

4. NÃO ABANDONE AS MATÉRIAS CHATAS. Ah! Todo mundo tem aquela matéria que a mente cria bloqueios. Na turma de Pullman, a disciplina era a vilã de todos, menos do garoto extraordinário. Ele era tão dedicado que conseguiu ser destaque na feira de ciências da escola. Não adianta se enganar! Sabemos que existem matérias que são complicadinhas, não são palpáveis na nossa realidade por tamanha abstração, Todavia, isso não pode ser pretexto para você deixar de estudar Direito Empresarial “kkkk”. Não desista das matérias que você tem dificuldade e lembre-se: você não precisa amar, só precisa saber. Caso crie obstáculos na mente, a aprendizagem seja mais difícil.

Por fim, deixo o recado para você que já vive essas 4 lindas lições. Você está fazendo tudo isso e o resultado não chegou? Peço que pare por uns minutos, feche os olhos ou olhe para uma paisagem (quem sabe, um entardecer) e imagine a sua aprovação, o convite chegando, o dia da posse, o seu sorriso e lágrimas se misturando porque percebe que todo o sacrifício, as recusas nos excessos das confraternizações de fim de ano valeram a pena. Pare por uns momentos e imagine o abraço daqueles que torciam por você, que ouviam o seu estresse. Isso é imaginar, ter os olhos da esperança e da fé, estudar apenas não funciona, é preciso acreditar. Aprendamos com o menino Auggie: “Se você ainda não está onde quer, imagine onde quer estar. Isso é ser EXTRAORDINÀRIO.

 

Categorias:Geral
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: